Dormir sobre o Assunto

Os alunos do 10º PM da Escola Secundária de Avelar Brotero protagonizaram, no dia 09 de junho, a performance “Dormir Sobre o Assunto”, na Feira Cultural de Coimbra, perto do stand da Biblioteca Municipal de Coimbra, no Parque Dr. Manuel Braga.

A performance partiu de fotografias que os alunos tiraram na Baixa de Coimbra, no âmbito da disciplina de DC Áudio, e que depois imprimiram em almofadas. Com a professora de Português, os alunos escreveram um texto sobre a sua foto, aplicando a descrição como modo de apresentação do discurso e criando um slogan. Para além das palavras, gerou-se o movimento corporal e a interação, através do exercício dramático encenado pela atriz Adriana Campos, colaboradora do Projeto Ler+ Jovem “À Sombra das Palavras”, dinamizado pela equipa da Biblioteca Escolar. O desenvolvimento do olhar crítico sobre o mundo e a capacidade de (inter)agirmos criativamente com o meio foram os objetivos desta iniciativa. O slogan central foi: Somos donos do nosso pensamento?

Continuar...Dormir...

"O Homem que Plantava Árvores"

As atividades a desenvolver ao longo do ano letivo no Museu da Ciência da Universidade de Coimbra terão como base temas científicos, em diferentes áreas, que serão debatidos a partir de leituras. Interessa, nestas sessões pontuais, refletir sobre várias dimensões do conhecimento científico e retirar dele algumas conclusões e explicações básicas. Partiremos do princípio de Guilherme de Ockham "Se em tudo o mais forem idênticas as várias explicações de um fenómeno, a mais simples é a melhor".

Estas sessões terão a colaboração da nossa voluntária de leitura.


"O Homem que Plantava Árvores" - breve exercício dramático
 
No dia 18 de MAIO, Dia Internacional dos Museus, os alunos do Projeto Ler+ Jovem "À Sombra das Palavras", da Escola Secundária de Avelar Brotero, apresentaram uma pequena performance baseada na leitura do conto "O Homem que Plantava Árvores", de Jean Giono. Esta atividade foi precedida de um workshop, desenvolvido pela atriz Adriana Campos. Foram dias divertidos que proporcionaram uma revisitação do texto analisado nas aulas de Português do 10º ano.
 
 

No mesmo dia da apresentação, os alunos assistiram ao filme de animação FLORESTA MEDITERRÂNICA - MONTADO, que documenta a biodiversidade e as dinâmicas da Floresta Mediterrânica, e do Montado em particular. Ficaram também a conhecer a plataforma INVASORAS.PT, cujo objectivo é alertar para o problema das invasões biológicas e dar a conhecer as plantas invasoras a nível nacional.

A Arte Como Farol

A parceria, iniciada em 2015-2016, com o Círculo de Artes Plásticas de Coimbra e o Projeto LINHAS, enriqueceu o nosso Projeto na perspetiva da leitura da obra de arte. Ler ultrapassa a dimensão literária e/ou científica, alarga-se para além das fronteiras da página e abre-se ao mundo e à arte em geral.

Continuar...A Arte...

Assalto de Poesia

No dia 18 de dezembro, último dia de aulas do primeiro período, foi realizado um Assalto de Poesia às turmas pelos alunos do Projeto Ler+ Jovem “À Sombra das Palavras”.

Os alunos inscritos na atividade “Mestres da Palavra” prepararam este acontecimento no workshop de dezembro, realizado com a atriz Adriana Campos. Partindo da análise de algumas obras de Banksy, um veterano artista de rua britânico, originário de Bristol, cujos trabalhos em stencil são facilmente encontrados nas ruas de várias cidades e também nalguns muros que dividem os homens pelo mundo, percebemos o seu sentido, aguçamos o espírito crítico e desmontamos o conceito de Natal. Os textos foram lidos, em voz alta, nas diversas salas da escola, sem aviso prévio, perante a surpresa de todos. Foram distribuídos também outros poemas de autores portugueses subordinados à temática natalícia.

 

 

Workshop na Casa Museu Miguel Torga

Em março, a atriz Adriana Campos, profissional que tem desenvolvido a atividade “Dar Voz às Palavras” do Projeto Ler+ Jovem “À Sombra das Palavras”, propôs uma sessão na Casa-Museu Miguel Torga com os alunos para (re)pensarmos esta figura incontornável da literatura portuguesa e de Coimbra.

As imagens, os objetos, a poesia e as palavras de Torga estiveram em evidência numa dinâmica que envolveu os cinco sentidos. 

rbe     logo pnl  jovem novologo    logo leiturasqueunem xxs  logobroterologo-ME

Copyright(c)2015 À Sombra das Palavras | by Nídia Mesquita