Dimensão Literária

  


 “Os mestres da palavra”

As sessões de leitura terão continuidade, à imagem dos anos anteriores, no Centro Social São José e no Instituto de Oncologia de Coimbra Francisco Gentil. Com base no projeto de leitura realizado na disciplina de Português, os jovens darão o corpo e a voz aos textos escolhidos, visando ilustrar pormenores, refletir temas de interesse e usando de outras formas de expressão artística. Os workshops formativos com uma especialista em arte dramática asseguram a preparação destes momentos de partilha. 

Os trabalhos multimédia serão um complemento desta abordagem, quer na conceção de estratégias para as sessões, quer para a divulgação das ações efetuadas ao longo do ano, no sentido de produzir conteúdos para divulgação na web, através do blogue da biblioteca escolar, da página do Facebook e do site do projeto. A palavra emerge também do digital, tão vulgarizado no quotidiano dos nossos jovens. Constatada a motivação destes pelo paradigma digital, introduzimos este elemento no projeto para este ano letivo. Porém, a utilização dos novos suportes digitais para a leitura não surge como prática habitual nos públicos-alvo (inclusive nos alunos), por isso consideramos fundamental introduzir, também aqui, a vertente formativa.

Prevemos desenvolver sessões formativas para alunos e professores, focalizando a utilização dos dispositivos móveis para a leitura, com as ferramentas e os aplicativos disponíveis na atual conjuntura. No contacto com os idosos e/ou com os utentes do IPO de Coimbra estes novos meios de acesso à leitura também serão introduzidos. Os alunos poderão constituir-se como monitores das ações para adultos (professores, idosos e utentes). A envolvência do Centro de Formação de Associação de Escolas Minerva no processo de creditação das ações para professores é uma possibilidade que equacionamos.

 


 

Visitas: 243

rbe     logo pnl  jovem novologo    logo leiturasqueunem xxs  logobroterologo-ME

Copyright(c)2015 À Sombra das Palavras | by Nídia Mesquita