Dimensão Artística

 


“Dar Voz às Palavras”

Partindo do pressuposto de Roland Barthes (in O Prazer do Texto, 1996), segundo o qual o texto, no momento da sua produção, é um sistema desordenado que precisa do leitor para organizar os seus sentidos e, posteriormente, estabelecer inferências, estendemos o mesmo pressuposto para o domínio de toda a obra de arte. O jogo entre o seu autor e o leitor constrói-se pelo preenchimento de espaços vazios que existem dentro da própria essência do objeto artístico. É neste enquadramento que uma atriz profissional trabalhará com as turmas do projeto, Promovemos olhares múltiplos sobre a leitura, através da experiência multidisciplinar da arte (entre as artes visuais, a música, o teatro...), e a familiarização com as práticas artísticas do nosso tempo que possa contribuir para uma maior disponibilidade perante a diversidade e a diferença. Na sequência do que tem sido feito nos anos anteriores, prosseguiremos no esforço de ormarmos os nossos alunos para dar voz às palavras. Estes momentos de trabalho com profissionais da arte dramática ajudam a preparar as sessões de leitura nas instituições que nos recebem, bem como as atividades que exigem uma maior exposição, dirigidas à comunidade em geral.


Workshops formativos 

Na sequência do que tem sido feito nos anos anteriores, prosseguiremos no esforço de formarmos os nossos alunos para dar voz às palavras. Estes momentos de trabalho com profissionais da arte dramática ajudam a preparar as sessões de leitura nas instituições que nos recebem, bem como as atividades que exigem uma maior exposição, dirigidas à comunidade em geral.

Muitas vezes a leitura é aliada à escrita, numa fase inicial, para favorecer a apropriação do texto por parte do aluno. Depois surge o trabalho de dar vida ao texto. Com o propósito de descobrir, através dos textos, que as palavras escritas são antes de mais, um diálogo, assim, em cada encontro tentamos introduzir o gesto e a ação, desvendando sentidos e dando corpo às palavras.

Visitas: 297

rbe     logo pnl  jovem novologo    logo leiturasqueunem xxs  logobroterologo-ME

Copyright(c)2015 À Sombra das Palavras | by Nídia Mesquita