Leituras que unem

O Plano Nacional de Leitura lançou mais um repto às bibliotecas escolares para o trabalho dos jovens com a comunidade. O sentido alargado da proposta “Leituras que Unem” permitiu albergar, sob um mesmo título, projetos de leitura muito diversificados, destinados a diferentes públicos, mas unidos por objetivos gerais comuns. A Escola Secundária de Avelar Brotero apresentou o projeto “À Sombra das Palavras”, dirigidos aos alunos do ensino secundário e a adultos da comunidade em a escola se insere. Foram encontradas novas parcerias com entidades que se enquadram nos objetivos a que nos propomos, e alargamos o universo de alunos aos Cursos de Educação e Formação de Adultos (Cursos EFA).

A leitura individual e partilhada, a interpretação e a discussão acerca das várias tipologias textuais, objetos e/ou imagens, em associação com a produção escrita, recorrendo ao uso de ferramentas tecnológicas, são as vertentes principais deste projeto. Os excertos e obras selecionados nas diferentes ações a desenvolver terão como ponto de partida autores do Programa de Português do Ensino Secundário, alargando-se a outros autores, por estratégias de intertextualidade ou por conveniência de tipologia textual, procurando o enriquecimento cultural e a aproximação à leitura dos agentes envolvidos. Os alunos da turma do curso profissional de multimédia irão contribuir para enriquecer o site do projeto, alargando-se assim o âmbito da articulação curricular com a disciplina de Técnicas de Multimédia. A turma de alunos do Curso EFA participa também nas sessões de leitura, integrando a equipa de mediadores.

 O uso dos dispositivos móveis com aplicações destinadas à leitura é como um elemento facilitador da motivação dos alunos e da interação com os públicos externos à escola, que assim tomam contacto com as novas tecnologias.

O projeto da nossa escola desenvolver-se-á em três dimensões, à semelhança do ano anterior: dimensão literária (com alargamento ao texto digital), dimensão artística (aprofundada nos workshops de expressão dramática) e dimensão científica (em parceria com o Centro de Ciência Viva Rómulo de Carvalho).

Visitas: 401

rbe     logo pnl  jovem novologo    logo leiturasqueunem xxs  logobroterologo-ME

Copyright(c)2015 À Sombra das Palavras | by Nídia Mesquita