Bem Vindo!

Palavras, Ciência e Pensamento

 

"De olhos fechados e lâmpadas nos dedos e na boca – uma abordagem literária à temática da LUZ".

No Museu da Ciência da UC decorreu, no dia 20 de maio de 2015, a atividade "De olhos fechados e lâmpadas nos dedos e na boca – uma abordagem literária à temática da LUZ".

Pretende-se que o diálogo entre a ciência e a literatura ocorra de uma forma natural, contribuindo para o enriquecimento dos alunos inscritos no Projeto Ler+ Jovem - "À Sombra das Palavras". A sessão teve por objetivo fazer o cruzamento entre as especificidades da exposição, que explora o tema da luz e da matéria a partir dos objetos e instrumentos científicos das coleções da Universidade de Coimbra, e os textos literários, que abordam subjetivamente os mesmos conceitos.

 

Casa de Histórias Paula Rego

 

A visita de estudo à Casa das Histórias Paula Rego, para além do contacto com os quadros da pintora, permitiu a realização de atividades de comentário crítico e de reflexão sobre os temas em evidência. O quadro inspirado da obra de Eça de Queirós “O Crime do Padre Amaro” foi o mote para uma reflexão mais aturada do símbolo, da intensidade das personagens, do jogo de cores e de formas inerentes à comunicação artística. No itinerário de descoberta da exposição “Paródias” foram surgindo as veias críticas da pintora Paula Rego e de Rafael Bordalo Pinheiro, tantas vezes condizentes com o pensamento queirosiano. Através de jogos interativos, a técnicas do museu cativaram os jovens para esse universo plural de genialidade.

 

 

Dar Poesia a Coimbra 14-15

 

 


NOTA DE IMPRENSA

Os alunos do 11º ano da Escola Secundária de Avelar Brotero, integrados no Projeto Ler+ Jovem - "À Sombra das Palavras", irão desenvolver um breve exercício de leitura de texto poético no Centro Comercial Dolce Vita, no dia 20 de março, das 14h30 às 16h30. A atividade surge na sequência da implementação do  Plano de Ação Concelhio da Rede de Bibliotecas de Coimbra, formada pelo grupo de trabalho que resulta da cooperação da Biblioteca Municipal de Coimbra com as Bibliotecas Escolares da cidade, através do Serviço de Apoio às Bibliotecas Escolares (SABE).

O exercício intitulado "Já lhe aconteceu um poema hoje?", inspira-se nas palavras de Fernando Pessoa "Hoje aconteceu-me um poema". Os alunos, envolvidos num projeto da biblioteca escolar da Brotero, dirigido aos alunos do ensino secundário, financiado pelo Plano Nacional de Leitura, convidarão os transeuntes a uma partilha de poesia de autores de expressão portuguesa, procurando assim cumprir a missão de “Dar Poesia a Coimbra”. Este apontamento artístico conta com a orientação a atriz Adriana Campos, que integrou, no presente ano letivo, a equipa do projeto.

Visita de estudo ao TAGV

Os alunos voluntários que participaram nas sessões de leitura realizaram uma visita de estudo às instalações do Teatro Académico Gil Vicente (TAGV). A visita, realizada no dia 20 de março, permitiu conhecer os bastidores do teatro e do cinema, com uma exploração exaustiva de todos os recantos daquela instituição, marco cultural da cidade de Coimbra.

Veja o vídeo no Canal do Youtube da Biblioteca da Brotero em Vídeo TAGV

rbe     logo pnl  jovem novologo    logo leiturasqueunem xxs  logobroterologo-ME

Copyright(c)2015 À Sombra das Palavras | by Nídia Mesquita